Disk Pizza

  • 3945-0229
  • 3945-2585
  • 3928-2064
  • 3946-3327
  • 3455-8424

A História da Pizza

No início foi o grão. A primeira recompensa recebida pelo o homem ao começar sua primeira atividade sobre a terra, a agricultura. Com o grão ele exercitou a criatividade para elaborar um alimento mais substancioso e saboroso, dieta composta de ervas e raízes.

Conta-nos a História, que data do VII milênio antes de Cristo, que os primeiros pães foram assados sobre pedras quentes ou sob cinzas. Desde a fermentação da massa do trigo e da invenção do forno, feita pelos egípcios, o pão era o alimento básico. Segundo Heródoto o pão era amassado com os pés, feito de cevada ou espelta (trigo inferior).

Este último era destinado aos pobres. Para os ricos era feito de puro trigo. Com o pão no Egito, pagava-se o dia de trabalho, que valia três pães e dois cântaros de cerveja. Segundo Virgílio, os gregos e romanos também faziam pães semelhantes aos egípcios. Os judeus também faziam pães, porém sem fermento.

O Lagano (massa fina assada e cortada em tiras que ao final era cozida com verduras) deu origem à pizza. Pela primeira vez, na romântica Nápoles, no séc. XVII surgiu a verdadeira pizza. Em 1830 foi aberta a primeira pizzaria napolitana chamada Port Alba, que se transformou no ponto de encontro de intelectuais, artistas, músicos, poetas e escritores, entre eles Alexandre Dumas, autor de "Os Três Mosqueteiros". Dumas anotou em suas obras as variações de pizzas mais populares da segunda metade do século XIX.

A história também conta que em 1889, o Rei Humberto I e a Rainha Marguerita, passavam o verão em Nápoles no Palácio Capodimonte. Como já conheciam o prato típico local, mandaram chamar o melhor pizzaiolo da cidade, Dom Raffaello Espósito, que ofereceu ao casal variadas pizzas. Mas o que mais chamou a atenção da rainha foi uma com bastante mussarela, tomate, e basilicão, que irradiava as três cores da Itália recém unificada: branca, vermelha e verde. A partir de então passou a chamar-se Alla Marguerita.

Portanto, a pizza napolitana conquistou a corte romana. Em seguida, tornou-se popular em toda Itália e hoje é conhecida no mundo inteiro. Inúmeras pizzarias se espalharam pelo planeta terra.

Copyright 2010 - Pizzaria Pantanal - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserved

Desenvolvido e Hospedado por Primeiramão Sites